O PARTIDO DO SAUDOSO DR. JOÃO UCHOA

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

MARIA SINALIZOU QUE IRÁ APOIAR AÉCIO NO SEGUNDO TURNO

SÃO PAULO - Derrotada com pouco mais de 22 milhões de votos, Marina Silva sinalizou ontem apoio ao tucano Aécio Neves no segundo turno da eleição presidencial. No discurso após o fechamento das urnas, em São Paulo, a ex-senadora deu sinais de que a condição para fechar uma aliança com o tucano passaria pela incorporação, por parte de Aécio, de pontos do programa de governo do PSB. Não haveria, segundo pessoas próximas de Marina, qualquer possibilidade de uma aliança com Dilma Rousseff (PT), depois de uma campanha marcada por forte artilharia entre as duas. Marina não escondeu ter ficado magoada com as críticas que recebeu da presidente.
— Sabemos que o Brasil sinalizou que não concorda com o que está aí, e sabemos que uma boa parte do Brasil, desde 2010, vem dando sustentação a uma mudança que seja qualificada — disse ela.
Questionada se apoiaria Aécio ou ficaria neutra no segundo turno, disse:
— A postura que eu tive quando não foi aceito registro da Rede pode ser uma tendência. Eu assumi um compromisso com a mudança indo apoiar o Eduardo Campos (...) O Brasil sinalizou que não concorda com esse projeto, que quer uma mudança qualificada, temos uma clareza do que representamos. Nós vamos fazer essa discussão, os partidos individualmente e depois vamos dialogar, mas estatisticamente a sociedade mostra isso, não há de tergiversar com o sentimento de 60% dos eleitores — disse ela.
“Não estou aqui como derrotada”
Marina lembrou o candidato morto Eduardo Campos, e disse continuar “de pé”:
— Não estou aqui como derrotada, mas como alguém que continua de pé porque não teve que abrir mão de seus princípios para ganhar uma eleição.
O possível apoio ao tucano não implica necessariamente em alinhamento do PSB. Até porque, dentro do partido, é dado como certo que Marina deixará a legenda para retomar o projeto de fundar a Rede Sustentabilidade.
O presidente do PSB, Roberto Amaral, afirmou que o balanço das eleições deste ano para o partido é “positivo, apesar da derrota de Marina”. Ele inicia hoje uma consulta aos dirigentes do partido para decidir o apoio no segundo turno e disse que Marina também será ouvida:
— Nossa ideia é manter o projeto e tentar manter a aliança, a Rede vai tentar se organizar. A Rede é a Rede e o PSB é o PSB e nós respeitamos, mas fizemos um apelo para que essa decisão, na medida do possível, seja da aliança.
Há, no entanto, quem não acredite no apoio de Marina a Aécio. O coordenador do comitê financeiro do PSB, Bazileu Margarido, ironizou a tal possibilidade:
— Não sei se o Aécio vai querer. Ele não disse na propaganda que a Marina e a Dilma são a mesma coisa?
Vice-governador eleito de São Paulo, Márcio França (PSB) defendeu o apoio a Aécio:
— No que depender de nós, faremos o esforço para que o Brasil faça sua mudança. Nosso partido vai se reunir, é claro, mas, se depender da gente, nossa posição será pró-Aécio. Sei que o se o Eduardo estivesse aqui, essa seria a posição dele.
O PSB pode ter alguns diretórios optando por Aécio e outros, por Dilma. Com a morte de Campos, o PSB não possui uma liderança capaz de unir a sigla. A adesão da legenda à petista ou ao tucano passa pelas realidades eleitorais locais. Presidente do PSB de São Paulo, França foi eleito vice de Alckmin, e não teria como se juntar a Dilma. Já o presidente do partido, Roberto Amaral, foi ministro do ex-presidente Lula e mantém boas relações com os petistas.



As negociações internas para definir uma caminho no segundo turno tem como complicador o fato de a eleição para definir o comando da legenda estar marcada para segunda-feira da próxima semana. Amaral conseguiu pacificar um consenso em torno de seu nome. Mas o acordo foi fechado quando o cenário indicava Marina no segundo turno. Um racha interno por causa do apoio a Dilma ou Aécio pode ter reflexos na disputa.
A grande questão é o caminho que irá tomar o PSB de Pernambuco, estado de Campos, que elegeu um governador no primeiro turno. O diretório estadual deve ganhar força e influenciará no rumo que a legenda irá tomar nas questões nacionais.
O PPS, segundo maior partido da aliança, vai anunciar amanhã apoio a Aécio. A executiva da legenda fará uma reunião para referendar o apoio.

Fonte: O GLOBO

TASSO É ELEITO SENADOR DO CEARÁ PELA SEGUNDA VEZ

O candidato Tasso Jereissati (PSDB) foi eleito para ocupar a vaga do Senado do Ceará neste domingo (5). Segundo a Justiça Eleitoral, com 100% dos votos apurados, Tasso teve 2.314.796 de votos, o que corresponde a 57,91% dos válidos. O candidato Mauro Filho (PROS) ficou em segundo lugar com 1.573.732 de votos, o que equivale a 39,37% dos válidos.
Após a divulgação do resultado, o senador eleito agradeceu aos cearenses. "A receptividade e o carinho do povo cearense, que me deu em todo o estado, sem exceção, é uma coisa realmente inesquecível na minha vida, o que faz aumentar muito a minha responsabilidade, o meu compromisso com todos os cearenses. E repito: somente com os cearenses, e o compromisso com a moral e a ética na vida pública para reprenetar com dignidaem terceiro lugar, com 1,74% dos votos, e Raquel Dias (PSTU), em quarto, com 1,11%.
Tasso de 65 anos, foi governador do Ceará durante três mandatos (1987/1991, 1995/1999 e 1999/2002). Foi presidente nacional do PSDB de 1991 a 1993 e de 2005 a 2007. É graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas(RJ) e empresário.
Teve o primeiro mandato como senador entre 2003 e 2011, e fez forte oposição ao PT e aliados. Agora, volta a ocupar um cargo político quatro anos após ter sido derrotado na disputa por uma vaga no Senado. Em 2010, perdeu para Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT). À época, após a apuração dos votos, anunciou que não se candidataria mais a nenhum cargo eletivo.
Nesta eleição, apoia Eunício para governador e Aécio Neves, para a Presidência – ambos disputam o segundo turno.
O candidato do PSDB ao Senado liderou com folga todas as pesquisas eleitorais no primeiro turno.
Confira votação dos candidatos (1° turno):
Fonte: G1

domingo, 5 de outubro de 2014

MARINA SILVA IRÁ APOIAR AÉCIO NEVES NO 2º TURNO

Ricardo Noblat
Marina Silva (PSB) já decidiu: caso não dispute o segundo turno da eleição presidencial contra Dilma Rousseff (PT), apoiará Aécio Neves (PSDB). O anúncio do apoio deverá ser feito nesta segunda-feira. No mais tardar na terça-feira.
Não será um "apoio automático", segundo me garantiu um auxiliar de Marina. O apoio será dado com base no programa de governo de Aécio.
Por mais que tenha dito que Aécio e Dilma não apresentaram programas de governo, Marina admite que informalmente Aécio tem um, sim. E que o programa de Aécio é o mais parecido com o seu programa.
Marina e Aécio defenderam as chamadas "conquistas sociais" dos governos do PT. Assim como a política econômica do PSDB de Fernando Henrique Cardoso, herdada e respeitada por Lula.
De resto, pareceria arrogância demais Marina preferir a neutralidade, como o fez em 2010 quando negou seu apoio a Dilma e a José Serra (PSDB).
A neutralidade removeria Marina do primeiro plano da política nacional.
Marina guarda mágoas de Aécio, que se aliou a Dilma para combatê-la. Ainda assim....
O apoio de Marina a Aécio tocará fogo dentro do PSB. Ali, a ala comandada por Roberto Amaral, o presidente em exercício do partido, pretende apoiar a reeleição de Dilma.
Marina Silva (Foto: Fernando Donasci / Agência O Globo)Marina Silva (Imagem: Fernando Donasci / Agência O Globo)

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

TASSO TEM AGORA 72 % DOS VOTOS VÁLIDOS

Na disputa pelo Senado no Estado, Tasso Jereissati (PSDB) aparece na frente na disputa pela vaga. O ex-governador figura na pesquisa O Povo/Datafolha com 58% das intenções de voto no tipo 'pesquisa estimulada', enquanto Mauro Filho (Pros), aparece com 21%. As candidatas do PSB e PSTU, Geovana Cartaxo e Raquel Dias, respectivamente, têm 1% cada. Votos brancos e nulos somam 7%, e 12% dos eleitores se disseram indecisos.
Levando em consideração apenas os votos válidos (excluindo os brancos, nulos e indecisos), que são os utilizados na apuração das eleições, Tasso sairia eleito, já que aparece com 72%. Mauro tem 26% das intenções; Raquel Dias, 2% e Geovana Cartaxo, 1%.
Fonte: Diário do Nordeste