Hoje vamos postar duas grandes obras do governo Tasso Jereissati, que sempre teve uma visão de futuro.
Construidas no interior do Ceará, o Açude Castanhão é o maior do Brasil e abastece várias cidades e a capital cearense Fortaleza. E o Açude do Trussu que hoje está abastecendo três cidades do interior inclusive a nossa querida Acopiara.
Açude Castanhão
É um açude construído sobre o leito do rio Jaguaribe, no estado do Ceará. Ele é portanto uma represa, tecnicamente falando. A barragem está localizada em Jaguaribara, embora atinja outros municípios.
A obra foi iniciada em 1995, durante o governo de Tasso Jereissati, e concluída em 23 de dezembro de 2002, pelo governador Beni Veras (PSDB), numa parceria entre a Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará - SRH-CE e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS.
Açude Roberto da Costa, mais conhecido por Açude Trussu,
Está localizado nos municípios de Iguatu, Acopiara e Jucás, na região centro-sul do Ceará. Foi construído sobre o leito do rio Trussu, numa parceria entre o DNOCS e a Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, tendo suas obras concluídas em 1996 no governo de Tasso Jereissati. Sua capacidade é de 301.000.000 m³ e hoje abastece as cidades de Iguatu, Quixelô e Acopiara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário