O PARTIDO DO SAUDOSO DR. JOÃO UCHOA

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

REVEILLON DE MUITOS FOGOS E VAIAS EM FORTALEZA

Com o título “A hora da estrela”, o jornalista Magela Lima, editor do Núcleo de Cultura e Entretenimento do O POVO, comenta vaias disparadas contra a prefeita Luizianne Lins (PT) durante o Réveillon do aterro da Praia de Iracema.

Para quem vive o mundo da política, os anos eleitorais nunca são lá dos mais fáceis. A julgar pela hora da virada, 2012, porém, será um tanto mais delicado para a nossa prefeita, Luizianne Lins. A enxurrada de vaias que lhe atravessou o discurso no Réveillon da Paz, na Praia de Iracema, é sinal de preocupação. Mesmo sem ser candidata, Luizianne corre o risco de perder para ela mesma a disputa de outubro próximo.


Ao encerrar seu segundo mandato, a prefeita tem o desafio – hercúleo – de conseguir projetar suas ações positivas frente aos equívocos que também não são poucos em sua gestão. É que o eleitorado é cruel. Ou vesgo, como bem escreveu o amigo Érico Firmo dia desses, para justificar a empreitada de olhar a um só tempo atrás e adiante. Quem vaiou Luizianne no aterro da Praia de Iracema, por exemplo, não entende aquela ação, aquele evento, como política pública. Tampouco, lembra o vazio e desordem que tomava aquele espaço até bem pouco tempo.


Tem, sim, razão a prefeita ao puxar para si essa dimensão que o Réveillon tem hoje em nossa cidade. Além dessa festa popular, Luizianne possui um rosário comprido de boas iniciativas para apresentar. O problema é que o efeito dos projetos interessantes esbarra na inoperância de outros tantos. Com isso, vaia-se algo extraordinário e extremamente importante quanto a realização do Réveillon na magnitude que ele tem hoje por conta dos tapumes de obras com prazo de entrega já há muito vencidos espalhados pela cidade.


Luizianne ganhou a primeira eleição para prefeita num vácuo de alegria e renovação que existia em boa parte de Fortaleza. Quatro anos mais tarde, se reelegeu ainda em primeiro turno à custa da esperança dessa cidade em ver concretizadas suas promessas. Agora, definitivamente, Luizianne Lins não conta mais com o futuro como parceiro. Ou ela consegue mostrar a Fortaleza que o seu presente é melhor que o seu passado recente, que cidade avançou com ela, como ela acredita que avançou, ou vai ser difícil passar a faixa de prefeito para algum de seus apoiadores.


* Magela Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário